Bandas e artistas britânicos como Radiohead, The Verve, Kaiser Chiefs, Kate Nash e o cantor Robbie Williams se uniram em um grupo de pressão para terem um maior controle de seus trabalhos frente às gravadoras.
A Coalizão de Renomados Artistas nasceu integrada por mais de 60 artistas solo e bandas. – É hora de os artistas terem uma voz coletiva forte para lutar por seus interesses – afirmou Brian Message, agente do Radiohead e de Kate Nash, à agência EFE.
Entre os objetivos dos músicos estão ficar com os direitos autorais de suas composições - atualmente nas mãos das gravadoras -, aumentar sua participação nas vendas de discos e aumentar sua parte na divisão dos ganhos.
Os membros do grupo de pressão acham que, na era digital, a música que compõem pode ser vendida e utilizada por muitos mais canais que no passado, o que faz muitos artistas se sentirem excluídos desses novos mercados. – Gravadoras e companhias tecnológicas estão assinando acordos para levarem a música aos fãs de novas maneiras.
Os artistas não participam dessas negociações e seus interesses provavelmente são considerados por alto. Os artistas deveriam receber uma compensação justa por esses acordos – destaca o estatuto da coalizão.


0 comentários:
Postar um comentário